Busca:
Concurso Público nº 01/2015

Concurso Público do CRMV-MG

RESULTADO DO CONCURSO CRMV-MG 2010

Consulte a lista de aprovados no Concurso CRMV-MG 2010, concurso prorrogado até junho de 2014.

Queijo Minas Artesanal

09/11/2017

Fapemig recebe 45 projetos de pesquisa sobre o queijo Minas Artesanal

A chamada pública para o desenvolvimento de pesquisas sobre o Queijo Minas Artesanal, anunciada em agosto pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), recebeu 45 propostas. O resultado da seleção das pesquisas deve ser divulgado até março de 2018. A expectativa é selecionar de 8 a 10 projetos que promovam a melhoria da produção, que agreguem tecnologia e desenvolvam soluções para questões que ainda não foram tratadas cientificamente e que, hoje, limitam a produção e a comercialização do queijo mineiro. Os recursos totais disponíveis somam R$ 1 milhão.

De acordo com o presidente Fapemig, Evaldo Ferreira Vilela, os projetos referentes à chamada “Queijo artesanal – tecnologias para o seu aprimoramento”, foram entregues até 16 de outubro. Foram apresentadas 45 propostas, que agora passarão por uma pré-análise, quando serão avaliadas se exigências da chamada foram atendidas.

Após esta primeira seleção, os projetos serão encaminhados para uma Comissão Especial de Julgamento, formada por especialistas que avaliarão as propostas de acordo com critérios como mérito, relevância, qualificação da equipe, entre outros. A previsão é que a etapa aconteça nos próximos meses. Os resultados devem ser divulgados até março. Vilela ressalta que a Fapemig trabalha com muitos editais e a capacidade é pequena. Por isso, a análise dos projetos demanda maior tempo.

 As expectativas em relação aos resultados da chamada pública são positivas, principalmente por exigir que os resultados obtidos com os estudos sejam repassados para os produtores do Queijo Minas Artesanal.

 “Recebemos os pedidos, e uma comissão, formada por pesquisadores, cientistas e pensadores tecnólogos, vai analisar o mérito da proposta, o foco da pesquisa, condições da equipe em realizar os estudos, entre outros itens. Este edital tem uma inovação muito grande porque financia o avanço da tecnologia e obriga o grupo a transferir para o setor produtivo os resultados. Daqui para frente esta será uma tônica da Fapemig”, disse.

Dos 45 projetos entregues, a expectativa é aprovar entre 8 e 10 propostas, que receberão um valor total de R$ 1 milhão. Vilela ressalta que bons projetos não serão deixados de fora. 

Fonte: Diário do comércio

Conselho Regional de Medicina Veterinária
do Estado de Minas Gerais

Endereço: Rua Platina, 189 - Bairro Prado,
Belo Horizonte/MG - CEP: 30411-131
Fone: (31) 3311-4100