Busca:

Saúde

06/07/2018

6 de Julho – Dia Mundial das Zoonoses


O Dia Mundial das Zoonoses é comemorado todos os anos em 6 de julho, data em que, no ano de 1885, o cientista e químico francês Louis Pasteur administrou a vacina antirrábica em um paciente pela primeira vez com sucesso. A data ainda serve de alerta para a conscientização do risco dessas doenças.

As zoonoses são doenças infecciosas, que podem ser transmitidas de animais para humanos e vice-versa, podendo se disseminar a partir do contato direto com animais ou indiretamente, transmitidas por vetores ou por origem alimentar.
Geralmente estas doenças são provocadas por parasitas hospedados em animais. Porém, as zoonoses também podem ser provocadas por micro-organismos como, por exemplo, vírus, bactérias e fungos. Os principais animais que transmitem estas doenças aos homens são: cachorros, gatos, morcegos, ratos, aves e insetos.

Pessoas que possuem animais domésticos devem levá-los constantemente ao veterinário com o objetivo de checar a existência de zoonoses. Estas pessoas também devem levar seus animais para tomar todas as vacinas necessárias. Não entrar em contato com animais doentes e evitar se expor em locais (matas, florestas, bosques) com grande presença de animais silvestres.

Assessoria de Comunicação do CRMV-MG, com informações de Labquality e Toda Biologia

Conselho Regional de Medicina Veterinária
do Estado de Minas Gerais

Endereço: Rua Platina, 189 - Bairro Prado,
Belo Horizonte/MG - CEP: 30411-131
Fone: (31) 3311-4100