Busca:
Concurso Público nº 01/2015

Concurso Público do CRMV-MG

Saúde Única

09/08/2018

Entenda o papel dos profissionais na promoção da Saúde Única, que engloba a sanidade ambiental, animal e promove a saúde humana


A sanidade animal, ambiental e humana são interdependentes. Neste contexto, o conceito de Saúde Única é de fundamental importância, uma vez que engloba a união indissociável entre estas instâncias, bem como a interação entre profissionais de diferentes áreas do conhecimento para a promoção da saúde. Este conceito têm adquirido uma crescente relevância no mundo contemporâneo, sobretudo em virtude do crescimento populacional aliado à degradação ambiental, fenômenos que podem resultar em iminentes endemias e culminar no crescimento de possíveis zoonoses.

Neste cenário, estão os médicos veterinários, cujos papeis não se restringem a cuidar dos animais. Do controle de zoonoses à segurança alimentar, estes profissionais realizam relevantes trabalhos em prol da Saúde Única, dos quais destacam-se os desempenhados na inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal; em técnicas que promovam a sustentabilidade ambiental; no manejo e controle populacional de animais em situação de rua; no combate às zoonoses; nas vigilâncias ambiental e epidemiológica.

“Os médicos veterinários, com a sua formação acadêmica e com todo o conhecimento e amplitude de atuação nas várias áreas da Vigilância em Saúde podem e devem contribuir para a excelência dos serviços no âmbito da saúde pública. A Medicina Veterinária é eclética e para a saúde pública é ilimitada. Ao ligar os três aspectos da Saúde Única, revela-se uma das profissões mais completas do mundo. O conhecimento interdisciplinar que o médico veterinário possui o credencia a atuar na prevenção, controle e promoção da saúde humana, através fundamentalmente das Vigilâncias em Saúde nas esferas municipais, estaduais ou nacional, com habilidade para gerenciar e coordenar os diversos programas de saúde hoje vigentes no país”, ressalta o médico veterinário dr. José Renato Costa, membro da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do CFMV e representante do CRMV-MG no Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais.

Para além da atuação dos médicos veterinários, o trabalho integrado entre profissionais de diferentes áreas de conhecimento é de fundamental relevância para a garantia da Saúde Única, dos que atuam nas diversas áreas de saúde, conforme destaca o presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública do CFMV, dr. Nélio Barbosa. “A saúde, no enfoque atual e mundial, sobretudo num país de dimensões continentais como o Brasil, requer necessariamente equipes multiprofissionais, devidamente qualificadas para que possam buscar e dar respostas concretas aos objetivos da promoção, da prevenção e da recuperação no âmbito da saúde. Estes saberes, diante de várias especificidades que aglutinam diversas profissões, uma vez integrados dará respostas aos olhares das lacunas sociais que atuam como causas condicionantes e determinantes nos processos saúde/doença”, ressalta.

Leia a matéria na íntegra em nossa revista digital.

*Matéria de Natália Fernandes Nogueira Lara, assessora de comunicação do CRMV-MG

Conselho Regional de Medicina Veterinária
do Estado de Minas Gerais

Endereço: Rua Platina, 189 - Bairro Prado,
Belo Horizonte/MG - CEP: 30411-131
Fone: (31) 3311-4100