Busca:

Educação Continuada | CRMV-MG apoia eventos relativos à Esporotricose

25/09/2018

O número de ocorrências da Esporotricose tem crescido desde os anos 90 e evidencia a necessidade de debater sobre o assunto.

Na foto: realizadores do evento "Velha doença. novo desafio" e representantes da Comissão de Esporotricose.

Desde o primeiro semestre de 2018 o CRMV-MG está intensificando suas ações relativas ao controle da Esporotricose com a criação de uma comissão específica sobre o assunto. Assim, diante deste grupo de trabalho, o Conselho está apoiando as realizações de eventos que promovam a capacitação acerca da doença em Minas Gerais. O número de ocorrências da Esporotricose vem crescido desde os anos 90 e evidencia a necessidade de debater sobre o assunto.

Os Seminários “Velha doença, novo desafio” teve sua primeira edição nesta segunda-feira (24), em Belo Horizonte, na PUC campus Barreiro. Já o segundo dia do seminário acontece na próxima quinta (27), também na capital, na PUC do campus Praça da Liberdade (se inscreva aqui).

Ainda nesta semana, o CRMV-MG também apoia o Catnight, evento de iniciativa da Academia Brasileira de Clínica de Felinos (Abfel) com parceria da universidade Unifenas, na cidade de Alfenas. O evento, que acontece na próxima sexta-feira (28), terá foco no debate sobre Esporotricose e objetiva capacitar profissionais e estudantes (inscrições no local).

A doença

A Esporotricose é causada por um tipo grave de fungo presente nos solos, vegetais e madeiras, e a contaminação nos felinos ocorre pelo contato com materiais que abrigam os organismos causadores. Já em humanos, a doença é transmitida por arranhões, mordida de animais doentes ou toque direto com a pele lesionada dos animais infectados.            Nos gatos, os primeiros sinais da doença são as feridas profundas e com pus, que não cicatrizam. E apesar do índice de óbito ser grande, a Esporotricose tem tratamento, por isso é essencial que os tutores levem seus animais ao veterinário quando os sintomas se manifestam.

Conselho Regional de Medicina Veterinária
do Estado de Minas Gerais

Endereço: Rua Platina, 189 - Bairro Prado,
Belo Horizonte/MG - CEP: 30411-131
Fone: (31) 3311-4100