Busca:

CRMV-MG alerta

26/10/2018

Consumidores devem ser atentos ao adquirir produtos de uso ou origem animal. Na dúvida, o consumidor deve entrar em contato com o CRMV de seu estado para confirmar o registro do estabelecimento.


O CRMV-MG alerta para o cuidado necessário com a aquisição de produtos de uso ou de origem animal. Isto porque esses tipos de produtos precisam atender a exigências de padrões determinados por órgãos responsáveis e só devem ser comercializados por estabelecimentos autorizados.

A orientação é que, na dúvida, o consumidor entre em contato com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de seu estado para confirmar o registro do estabelecimento. No caso do CRMV-MG a consulta pode ser feita diretamente no site crmvmg.org.br (opção serviços), ou através do e-mail sic@crmvmg.gov.br ou junto ao setor de Fiscalização: fiscalizacao@crmvmg.gov.br.


É importante esclarecer ainda que além dos estabelecimentos, os próprios produtos precisam estar devidamente autorizados para comercialização. Para produtos de uso exclusivo animal (ração, suplementos, medicamentos), a autorização é feita exclusivamente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Já em relação aos produtos de origem animal (leite, carne, ovos, queijo), o registro e inspeção podem ser em âmbito federal (SIF/MAPA), estadual (SIE/IMA) ou municipal (SIM).


O CRMV-MG destaca ainda o importante papel desenvolvido pelos médicos veterinários que atuam como responsáveis técnicos dos estabelecimentos que comercializam os produtos de uso ou origem animal, uma vez que produtos que não estejam dentro das normas de segurança e qualidade podem acarretar prejuízos para a saúde animal e principalmente para a saúde humana.


Assessoria de Comunicação do CRMV-MG

Conselho Regional de Medicina Veterinária
do Estado de Minas Gerais

Endereço: Rua Platina, 189 - Bairro Prado,
Belo Horizonte/MG - CEP: 30411-131
Fone: (31) 3311-4100